segunda-feira, 26 de abril de 2021

Áreas de possível exploração de caulino:

(Post original de 2014, actualizado em 26/04/2021:)
Num post publicado em 2014, declarei-me contra a exploração de caulino nesta região, porque entendia que a exploração em larga escala de caulino poderá ter consequências graves de longo prazo para a Região da Gândara, ao nível do abastecimento de água, da agricultura (sobretudo nas águas dos poços e subterrâneas), da silvicultura, ambiental e paisagístico, para mais tendo em conta que os possíveis benefícios para as populações locais e autarquias serão bastante reduzidos ou nulos e de curto prazo (clicar para ler o post).

Ora, apercebi-me recentemente que ainda existem entidades interessadas na exploração de caulino nesta zona, e logo num dos piores sítios possíveis, perto da nascente de elevado caudal dos Olhos da Fervença, que abastece de água potável o Concelho de Cantanhede e algumas áreas dos concelhos limítrofes.
Pelas notícias que leio, a Câmara e a Assembleia Municipal de Cantanhede, bem como as Juntas de Freguesia de Cadima, São Caetano e Sanguinheira, manifestaram-se recentemente contra a possibilidade da exploração de caulino nesta área:
Contudo, entendo que esta é uma questão bastante séria, que deve preocupar a generalidade dos habitantes da Gândara e não apenas as autarquias locais, por isso resolvi actualizar este post com os dados de que disponho, para manter em alerta os eventuais leitores deste blog:




(Texto original do post, actualizado em 26/06/2014:)

Num post anterior, expliquei as razões porque não concordava com a exploração em larga escala de caulino na Gândara. Agora deixo aqui um novo post que é sobretudo informativo.
Andei a pesquisar no site da Direcção-Geral de Energia e Geologia as áreas da Gândara onde foi requerida a prospecção e pesquisa de depósitos minerais de caulino e quartzo. Nos concelhos de Cantanhede, Mira e Figueira da Foz, a pesquisa apresentou-me 5 áreas, todas de grande dimensão. Converti os ficheiros PDF em imagens JPG de grande resolução, para que possam ter uma ideia das áreas pretendidas. Visualizem as imagens numa janela à parte, para que as possam analisar em pormenor.
O facto de uma das áreas pretendidas ser nas glebas florestais entre Berlengas e Cochadas, na Freguesia da Tocha, deixou-me particularmente surpreendido. Não deverá existir muito caulino naqueles solos maioritariamente arenosos, mas possivelmente existirá quartzo em abundância nas areias.

As áreas que tenho visto em discussão nas notícias, sites e redes sociais, são as que aparecem nos mapas da 2ª, 3ª e 5ª imagens. Relativamente às áreas representadas na 4ª e 6ª imagens, não sei como está a decorrer o processo.

Actualização em  26/06/2014:

Reparei hoje, por um post numa rede social, https://www.facebook.com/pages/Movimento_-Anti-Caulino-_ferreiraanova/652173718173003?ref=stream, que houve uma outra empresa que pediu a prospecção e pesquisa de caulino em três zonas da Gândara:
> Numa zona compreendida entre Caniceira, Gesteira e Cochadas.
> Zona entre os Olhos da Fervença e a Estrada Cantanhede-Mira. Muito preocupante, por ser demasiado próximo dos Olhos da Fervença!
> Área a sul de Moinhos da Gândara.

Desconheço como se encontram os processos. Mas relembro ao leitor que, somando todas as 8 áreas pedidas, se tratam de áreas que englobam várias dezenas de quilómetros quadrados!


Fonte das imagens: http://www.dgeg.pt/







26/06/2014:



1 comentário:

Manel disse...

Assunto que não é puxado para cima da mesa.
Ainda irão invocar o "interesse público" para justificar o silêncio?