domingo, 5 de outubro de 2014

Sinalização Artesanal nos Morros:

No regresso de uma caminhada que fiz em Fevereiro de 2013, encontrei (e fotografei) esta placa de fabrico caseiro num cruzamento situado nos Morros, aldeia localizada na Freguesia do Bom Sucesso e Concelho da Figueira da Foz.
Quem a fez? Não sei!
Talvez tenha sido feita por algum habitante local de boa vontade, possivelmente cansado de prestar informações a turistas perdidos ou confusos, para colmatar a insuficiência ou inexistência da sinalização pública?

Homemade road sign in Morros:

During the return trip from a hike i made in February of 2013, i saw this homemade road sign in a crossroad, located in the village of Morros (in the Civil Parish of Bom Sucesso and Municipality of Figueira da Foz).

Who made the sign? I really don't know!
Perhaps it was made by a local inhabitant of good will, perhaps tired of giving informations to lost tourists, in a place where the official signs were missing?


Localização / Location:

2 comentários:

Unknown disse...

Hello Lesionador,

Porque nao adicionar um pouco de contexto historico a peca(o mesmo se aplica a outrs pecas)?

Ex: Quando comecaram a ser usados os moinhos...ou quando deixaram de ser usados e porque razoes...

Acho que os teus visitantes internacionais( muitos dos US e um extra do UK :-) ) gostariam de ter esse detalhe extra...

Perdoa a falta de acentuacao...Teclado Britanico :-)

Bem...preciso de assinar? ;-)

Bruno E. Santos disse...

Olá amigo "Show", obrigado pela visita!

Porque deixaram de ser usados? Pelos mesmos motivos que nos EUA ou Reino Unido, que também já tiveram milhares de moinhos tradicionais em funcionamento e que ainda conservam alguns como museus ou atracções turísticas.

As transformações económicas e tecnológicas decorrentes da Revolução Industrial retiraram-lhes o papel importante que antes tinham nos meios rurais. Portugal, devido ao seu atraso estrutural histórico, simplesmente conservou os seus moinhos tradicionais em funcionamento durante mais de um século em relação aos países mais desenvolvidos do mundo ocidental.

Penso que isso seja óbvio para os visitantes internacionais!

No que respeita à época em que foram construídos os primeiros moinhos na Gândara, duvido que exista documentação que o permita saber. Provavelmente datam da mesma altura em que essas tecnologias arcaicas chegaram a este canto da Europa. Como esta zona era escassamente habitada e só registou um povoamento em massa em meados do século XVII, é possível que muitos tenham sido construídos na época para atender às necessidades dessa população crescente.