sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Um "agradecimento a alguém" ligado a uma autarquia desta região:

A foto em cima foi publicada neste blog em 2010, no artigo "O Moinho Gandarez dos Morros foi restaurado! (Clicar para ver o artigo).
A foto também aparece neste vídeo que fiz em 2011, sobre os Moinhos de Vento Gandareses, aos 2:03.

Em 2015, descobri por mero acaso que esta foto foi utilizada (com muita edição digital), por alguém ligado a uma autarquia desta região (alguém cuja identidade desconheço), nos cartazes de divulgação feitos para as edições de 2014 e 2015 de um evento desportivo organizado por essa autarquia. Trata-se de um evento desportivo já com alguma dimensão, que reúne centenas de participantes inscritos.

O meu "agradecimento" a alguém cuja identidade desconheço é feito pelo facto de não terem sequer mencionado uma única vez a autoria da foto, mesmo depois de eu ter feito algumas chamadas de atenção no Facebook da organização do evento, em 2015.

Apenas faço este post em 2016 porque aguardei um ano para verificar se a foto continuaria a ser utilizada em 2016, mas a organização não a utilizou na divulgação da edição do evento deste ano.

Opto por não mencionar a identidade dessa autarquia porque não tenho nada contra ela, nem contra os habitantes locais, apenas não gostei da atitude de alguma ou algumas pessoas relacionadas com essa autarquia, pessoas cuja identidade eu desconheço.


Tudo começou em 2015, quando descobri por acaso uma foto num cartaz que me pareceu familiar. Depois de verificar que era mesmo a minha foto, mas com bastante edição digital em cima, fiz uma chamada de atenção no Facebook da organização:
Como não tive resposta, ao fim de alguns dias apaguei a minha mensagem. Entretanto, pesquisando mais um pouco, descobri que a imagem também tinha sido utilizada no cartaz de 2014.

Coloquei nova chamada de atenção no Facebook, que desta vez teve resposta:
(Uma vez que se tratam de mensagens públicas que estiveram online, visíveis para qualquer pessoa, durante dezenas de minutos, penso que não cometo nenhum ilícito em as revelar.)


Este diálogo foi apagado por alguém, umas dezenas de minutos depois da minha última mensagem.
Voltei a colocar nova mensagem, também com resposta:


Este diálogo voltou a ser apagado por alguém, umas dezenas de minutos depois da minha última mensagem.
Para concluir, volto a frisar que não tenho nada contra esta autarquia local (cuja identidade optei por não mencionar), nem contra os habitantes locais, mas apenas não gostei da atitude de alguém cuja identidade desconheço, ligado a essa autarquia.

Sem comentários: