A Lagoa da Serredade é uma das pequenas lagoas que ainda existem na Freguesia de Febres (no Concelho de Cantanhede), sobrevivente de um passado longínquo em que lagoas e pântanos dominavam a paisagem desta zona. Mas com o decorrer dos séculos, foram desaparecendo por via do lento assoreamento natural e dos aterros efectuados pelo Homem, para obter terrenos agrícolas e florestais, bem como por razões de saúde pública, pois estas superfícies de água eram grandes viveiros de mosquitos, temidos distribuidores de doenças através das suas picadas. Aliás, o facto de, há centenas de anos atrás, esta ter sido uma zona particularmente propensa a doenças, que tornavam a vida bastante difícil aos seus habitantes, terá estado na origem do nome do principal local da Freguesia, a Vila de Febres.
A pequena lagoa, com menos de meio hectare de área, localiza-se a cerca de um quilómetro a Este do centro da Vila de Febres e a uns 150 metros a sul da aldeia da Serredade, que lhe dá o nome. Esta lagoa, pouco conhecida, encontra-se escondida no meio de vinhedos e plantações de árvores, sendo apenas acessível a pé, a partir de um dos estradões nas proximidades.
As fotos que apresento foram tiradas em Abril de 2014, durante uma volta de bicicleta.
The "Lagoa da Serredade":
The "Lagoa da Serredade" is a small fresh water pond (there are a few others nearby, who are bigger), located nearly one kilometer to East from the center of the Town of Febres (in the Civil Parish of Febres and Municipality of Cantanhede), and some 150 yards South from the small village with the same name, Serredade. The pond is surrounded and hidden by vineyards and woods.
These pictures were taken in April of 2014, during a mountain bike ride.
These pictures were taken in April of 2014, during a mountain bike ride.
Localização / Location: