segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Fim de Tarde na Lagoa das Braças:

Hoje apresento algumas fotografias tiradas num fim de tarde de Dezembro de 2006, na Lagoa das Braças, numa altura em que me estava a iniciar nestas lides da fotografia amadora.

A Lagoa das Braças (também conhecida por Lagoa das Três Braças ou Lagoa dos Três Braços), é uma lagoa de água doce de origem natural, situada na Freguesia de Quiaios e Concelho da Figueira da Foz. Ocupa uma área aproximada de 20-25 hectares, encontrando-se rodeada por florestas em quase toda a volta, com excepção da sua parte Este, onde existem vários terrenos agrícolas.

Esta Lagoa goza de um estatuto especial de protecção e conservação da natureza, desde a década de 90, que a torna num paraíso para diversas espécies animais, sobretudo ao nível da Avifauna. Sendo um local calmo e resguardado, onde várias actividades humanas se encontram presentemente proibidas (tais como a caça, a pesca, as actividades balneares, o uso de embarcações, etc...), esta Lagoa é um local muito frequentado por aves de diversas espécies. Para quem quiser aproveitar as potencialidades da Lagoa para a Observação de Aves ("Birdwatching"), existe uma cabana apropriada na sua parte Oeste, facilmente acessível a partir da estrada próxima.

Infelizmente a situação desta Lagoa contrasta com a das outras localizadas a Norte, onde vai sendo visível alguma Avifauna durante a Primavera e meados do Verão, até que a abertura da caça quase as esvazia de vida selvagem. Culpa não tanto da maioria dos Caçadores, que até vai respeitando as leis e as espécies protegidas, mas de uma minoria de "Abatedores", indivíduos que aproveitam os privilégios legais que a Lei concede aos Caçadores (bem como a reduzida fiscalização), para fazerem toda a porcaria que lhes apetece. Estes "Abatedores" dispararam sobre tudo o que se mexe, seja de que espécie for, apenas para praticar tiro ao alvo, uma vez que nem sequer recolhem os corpos dos animais abatidos. Já para não falar de algumas situações de roubo de culturas agrícolas, vandalismo, intimidação com utilização de armas de fogo... Que me desculpem os verdadeiros Caçadores, mas vós próprios sabeis que alguns destes indivíduos andam por aí infiltrados no meio de vós!

Late afternoon in "Lagoa das Braças".

I present some pictures, taken during one afternoon, in December of 2006, in the "Lagoa das Braças".

The "Lagoa das Braças" (also known as "Lagoa das Três Braças" or "Lagoa dos Três Braços"), is a freshwater lake of natural origin, located in the Civil Parish of Quiaios and the Municipality of Figueira da Foz. This lake has an approximate area of 20-25 hectares (about 49 to 62 acres). It's surrounded by forests almost everywhere, except on the East side, where there are agricultural lands.

This lake enjoys a special status for nature conservation, since the 90s, making it a haven for several animal species, particularly water birds.  Several human activities are currently forbidden (such as hunting, fishing, bathing, boating, etc ...). For people who like Birdwatching, there is a special hut in the West side of the lake.



Localização / Location:


Sem comentários: