Artur Pastor foi um fotógrafo português do século passado (clicar para saber mais sobre ele), que retratou sobretudo a vida quotidiana e profissional das classes populares mais humildes de Portugal, em meados do século XX. O seu trabalho fotográfico incidiu maioritariamente sobre o Sul de Portugal, embora também tenha feito incursões por outras zonas do país.
Convido os leitores deste blog a observarem as suas fotos de particular sensibilidade, viajando mentalmente no tempo até uma antiga realidade social, tradicional e económica que desapareceu nas últimas décadas:
Este post que hoje publico extravasa o âmbito deste blog, uma vez que não está directamente relacionado com a temática da Gândara. No entanto, por se tratar da obra fotográfica meritória de um autor que aprecio, e por achar que esta poderá igualmente ser do interesse dos leitores do blog, optei por abrir uma excepção.
Os leitores mais velhos certamente recuperarão memórias da sua infância.
Os leitores com pais e avós que se deslocavam anualmente (tal como milhares de gandareses o fizeram, até meados do século XX), de forma sazonal, para trabalhar alguns meses no Sul do País, em actividades agrícolas, poderão certamente reviver algumas das histórias contadas pelos seus antepassados.
Watching his photographs is like to time travel to a world who vanished during the last decades.
Please click below to see his photographic work:
https://arturpastor.tumblr.com/archive
Sem comentários:
Enviar um comentário