quinta-feira, 8 de abril de 2021

O Moinho do Piroto:

O Moinho do Piroto, propriedade do senhor Dário Acúrcio, está situado na localidade de Lomba do Poço Frio, na Freguesia do Bom Sucesso e Concelho da Figueira da Foz. 

É um moinho de vento tradicional gandarez, embora de construção relativamente recente, com menos de uma década de vida. Contudo, para o construir, foram utilizadas algumas peças bastante antigas e originais, sobreviventes de um antigo moinho que existiu há perto de um século nas proximidades da Lagoa da Vela, a algumas centenas de metros deste local. O nome do actual moinho é uma homenagem ao antigo moleiro do velho moinho desaparecido, que era conhecido na região precisamente pela alcunha de "Piroto". Pode ler um texto com a história resumida deste moinho na última das fotos que aqui publico.

Estas fotos foram tiradas em Abril de 2016, durante o Dia Nacional dos Moinhos Abertos desse ano (um evento anual coordenado pela Rede Portuguesa de Moinhos (clicar)),  durante uma volta de bicicleta em que também visitei o Moinho do Casal Novo (clicar). Deixo também aqui um vídeo que fiz há uns anos sobre este tipo de moinhos.


The "Moinho do Piroto" is a traditional windmill from this region (click to read more in english about these windmills here, here or watch this video). This windmill was built in 2014, but with a few remaining pieces from an old windmill from a century ago, whose ancient miller was known by the nickname of "Piroto".

These photos were taken in April of 2016.




















Localização / Location:

Sem comentários: